Universidades brasileiras atestam segurança das urnas eletrônicas

Publicado por

Redação

Publicado em

29/08/2022

Segurança das urnas eletrônicas foi atestada por instituições renomadas de ensino e pesquisa no Brasil: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O novo modelo dos dispositivos será utilizado nas eleições em outubro.Durante três meses, as universidades analisaram o código-fonte das urnas dos campi de cada instituição, até concluírem que não há risco de fraude.

Os relatórios da avaliação foram entregues ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).Os laboratórios de pesquisas das faculdades realizaram estudo semelhante ao que é feito pelos grupos de trabalho compostos por militares do Ministério da Defesa, e os da Polícia Federal, nas dependências do TSE.

A diferença é que os órgãos da estrutura do governo fizeram a testagem durante duas semanas, enquanto as universidades verificaram por um longo período, toda a tecnologia utilizada nas urnas, inclusive os sistemas operacionais.

Sem detectar qualquer margem para fraudes, os técnicos fizeram recomendações para aprimorar os dispositivos para as próximas eleições.Entre eles, a padronização dos códigos-fonte e dos testes manuais, para que sejam mais claros, objetivos e auto explicativos, mudança sugerida pela Federal de Pernambuco.

Rádio 2

Endereço

Rua Poeta Mário Lago, N° 60,
San Vale - Natal/RN

Contato

  (84) 98826-2255

  (84) 3653-3315

  •   (84) 3653-3780
  • contato@nordesteevangelica.com.br

    Redes Sociais