Tomografia é segura e ajuda a salvar vidas, garante entidade nacional que representa a especialidade

Publicado por

Redação

Publicado em

30/04/2025

O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, que é a entidade nacional que representa a especialidade garante: a tomografia computadorizada é um exame seguro.

Além disso, é um procedimento fundamental para detectar doenças de maneira precoce, evitar cirurgias desnecessárias e reduzir internações.

O parecer da entidade foi divulgado após um estudo americano sugerir que o uso da radiação em exames poderia, no futuro, aumentar os casos de câncer.

O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem explicou, no entanto, que essa pesquisa se baseou em dados de sobreviventes de Hiroshima e Nagasaki, que foram expostos à radiação foi aguda, de origem não médica, e em circunstâncias muito distintas das que ocorrem em exames.

Para a entidade, a comparação não é correta, já que doses de radiação usadas atualmente nos exames de tomografia são baixas e controladas, e ainda existe um grande cuidado para que os exames sejam feitos só quando realmente necessários.

Para quem vai se submeter a exames do tipo, a orientação da entidade é conversar como médico para entender sobre a real necessidade considerar possíveis alternativas, como ressonância ou ultrassom.

E fundamental também escolher um local confiável, com equipamentos de qualidade e laudos assinados por médicos especialistas.

Rádio 2

 

Endereço

Rua Poeta Mário Lago, N° 60,
San Vale - Natal/RN

Contato

  (84) 98826-2255

  (84) 3653-3315

  •   (84) 3653-3780
  • contato@nordesteevangelica.com.br

    Redes Sociais