Reflexos da pandemia ainda são sentidos na área da educação, revela estudo

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Redação

Publicado em

17/01/2025

Os reflexos da pandemia ainda são sentidos na área da educação.

O acesso piorou e ainda não recuperou o mesmo patamar de 2019.

A alfabetização de crianças, que tiveram as aulas suspensas durante a pandemia, apresentou queda e o percentual das que não são sabem ler e nem escrever aos oito anos de idade subiu entre 2019 e 2023.

É o que o revela o estudo pobreza Multidimensional na Infância e Adolescência no Brasil, do Fundo das Nações Unidas para a Infância.

A análise toma como base a Pesquisa por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE. Foram avaliadas as privações de acesso à escola na idade certa e a alfabetização. De acordo com os dados, em 2017, oito e meio por cento das crianças e adolescentes de até 17 anos não tinham acesso à educação.

Porém, essa porcentagem caiu para 7,1% em 2019.

Já em 2021 subiu para 8,8% e depois apresentou redução em 2021, de 7,7%.

No total, quatro milhões de crianças e adolescentes estão atrasados nos estudos, repetiram de ano ou não foram alfabetizados até os sete anos de idade.

Além disso, existem no Brasil 619 mil pessoas que fazem parte dessa parcela da população em privação extrema de educação, que não frequentam escola.

 

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