Saúde
Outubro prateado incentiva melhoria da qualidade de vida entre idosos
Publicado em
07/10/2024
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que entre os anos de 2000 a 2023, a quantidade de idosos aumentou de 15,233 milhões de pessoas. Segundo a projeção do IBGE, em 2070 o Brasil pode ter 75 milhões de pessoas com mais de 60 anos.
Para estimular a população a chegar à terceira idade com mais qualidade de vida, estados do Brasil aderiram à campanha "Outubro Prateado". Durante este mês, serão adotados incentivos para conscientizar a população idosa e adulta sobre a importância da qualidade de vida, com hábitos que promovam o bem-estar físico, mental e social.
A geriatra Polianna Souza explica que a prática da atividade física, associada a uma alimentação balanceada com menos alimentos industrializados e mais alimentos naturais, como verduras, legumes e frutas, previne diversas doenças, incluindo doenças cardiovasculares, demência e alguns tipos de câncer. Além disso, esses hábitos promovem a independência, permitindo manter a autonomia durante o processo de envelhecimento.
Especialistas em envelhecimento também alertam para a necessidade de se manter ativo mentalmente e de prevenir o declínio cognitivo por meio de leituras, jogos de raciocínio ou novos aprendizados.
Radioagência Nacional