Organização Mundial da Saúde mantém o status de pandemia da covid-19
Publicado em
15/04/2022
A Organização Mundial da Saúde decidiu manter o status de pandemia do novo coronavírus. O Comitê de Emergências da OMS concluiu, por unanimidade, que a doença continua a ser uma emergência de saúde pública internacional.
A decisão do comitê foi acatada pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom. Ele argumentou que, apesar da redução no número de mortes, o comportamento imprevisível do vírus e as respostas insuficientes dos estados nacionais contribuem para a manutenção da pandemia.
O Comitê de Emergências da OMS afirmou que os países relaxaram no combate à doença, reduzindo o número de testes feitos, o que impacta a capacidade de monitorar a evolução do vírus e recomendou que os países revisem seus planos de controle para se adequar ao novo momento do vírus.
Entre as recomendações está a vacinação de, pelo menos, 70% da população de todos os países. Segundo a Organização Pan Americana de Saúde, 14 países da América Latina e Caribe ainda não atingiram nem os 40% de cobertura vacinal contra a covid-19.
Radioagencianacional
RN investiga venda de produtos lácteos com rótulos falsos
O Setor de Alimentos da Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária do Rio Grande do Norte (Suvisa-RN) está investigando a produção e comercialização de produtos lácteos com rotulagem falsificada.
A investigação foi iniciada pela Sesap após o recebimento de uma denúncia do Departamento de Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal de Salvador-BA.
A Suvisa já comunicou às Vigilâncias Municipais do RN para que façam buscas no comércio das cidades.
Se os produtos com a rotulagem falsificada forem encontrados, devem ser apreendidos cautelarmente, como também as notas fiscais, para evitar problemas à saúde pública e, dessa forma, identificar possíveis autores de prática delituosa.
SESAP RN