Novo golpe rouba dados pessoais por meio de suposta ligação de banco automatizada
Publicado em
30/01/2024
Atenção para um novo golpe de roubo de dados pessoais!
É o Golpe de Atendente Virtual. Os criminosos usam mecanismos parecidos com os utilizados pelos bancos para atender de forma online.
Eles entram em contato com o cliente e fazem com que esse cidadão acredite que foram realizadas compras de alto valor no cartão que possui.
A Federação Brasileira de Bancos já emitiu um alerta sobre esse novo golpe.
Há relatos de vários clientes que dizem estar recebendo ligações sobre tentativas de compras suspeitas com o cartão de crédito deles.
A partir daí eles são induzidos a fornecer informações pessoais.
Funciona assim: os criminosos fazem uma ligação automática, com uma voz robotizada. Depois, a suposta atendente virtual pede para o consumidor confirmar se é ele quem está tentando concluir a compra e pede para digitar 1 ou 2.
Após essa confirmação, são obtidos dados sensíveis do correntista, como senhas do cartão e CPF, por exemplo.
Para evitar o golpe, a orientação é ficar alerta em caso de ligações automatizadas, evitar digitar números ou fornecer informações pessoais. Se ficar em dúvida, desligue e entre em contato com o banco onde possui conta.
Rádio 2