OMS declara emergência global de saúde para conter surto de varíola do macaco
Publicado em
26/07/2022
A OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou emergência global neste sábado (23) para tentar conter o surto de varíola do macaco. O mais alto nível de alerta foi anunciado pelo diretor-geral, Tedros Adhanom Ghebreyesus. A doença afeta quase 17.000 pessoas em 75 países, segundo a OMS.
Segundo o diretor-geral da OMS, o risco no mundo é relativamente moderado, exceto na Europa, onde é alto.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou à FolhaPress que o Brasil já está negociando com a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) a aquisição de vacina contra a varíola dos macacos.
Segundo Queiroga, a SVS (Secretaria de Vigilância em Saúde) está em processo de avaliar o quantitativo necessário, e a aquisição será feita por meio do fundo rotatório, um mecanismo internacional de cooperação técnica para acesso a vacinas.
No Brasil, o Ministério da Saúde confirmou 696 casos da doença até sábado (23). Os casos da doença concentram-se principalmente em São Paulo, com 506 casos.
A vacina Imvanex já obteve aprovação para a prevenção da varíola dos macacos nos Estados Unidos e no Canadá. Neste sábado (23), a Agência Europeia de Medicamentos – EMA também recomendou a aprovação do alargamento do imunizante para a proteção de adultos.
Com informações de FolhaPress/ R7 e CNN Brasil