No mês das crianças, lembre dos cuidados para prevenir acidentes com os pequenos
Publicado em
13/10/2019
Acidentes dentro e fora de casa são a principal causa de morte de crianças e adolescentes no Brasil.
De acordo com a ONG Criança Segura, eles superam os óbitos relacionados a doenças e até mesmo a violência.
O alerta é da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, a SBOT, que durante o mês de outubro realiza uma campanha para orientar pais e cuidadores sobre atitudes que garantem a segurança dos pequenos.
Dados do Ministério da Saúde mostram que, em 2017, mais de três mil e 600 meninos e meninas perderam a vida em acidentes de trânsito, situações de afogamento, sufocação, relacionadas à queimadura ou quedas.
O presidente da SBOT, Moisés Cohen, destaca que levar as crianças corretamente no banco de trás do carro, com o uso da cadeirinha e do cinto de segurança, pode reduzir em até 70 por cento o risco de morte e ferimentos em acidentes de trânsito.
Outro cuidado é redobrar a atenção e avaliar bem a profundidade e as condições antes de entrar em águas desconhecidas, para prevenir situações que podem provocar lesões ou até mesmo ser fatais.
Moedas, botões e brinquedos inadequados para a faixa etária, especialmente com peças pequenas, aumentam o risco de sufocamento e devem ficar fora do alcance dos pequenos.
Além disso, é importante não deixar que a criança se alimente deitada ou enquanto estiver falando, correndo, pulando ou brincando, para que não engasgue.
Mantenha também ela longe de artefatos como fogos de artifício, pois podem causar amputações e morte.
São medidas simples de prevenção que ajudam a salvar vidas.
Rádio 2