Natal inicia esquema com dose única para vacina contra o HPV
Publicado em
05/04/2024
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio do Núcleo de Agravos Imunossuprimidos (NAI), pertencente ao Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), iniciou o esquema vacinal com dose única contra a infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV) no município. A medida segue a Nota Técnica N.º 41/2024, publicada pelo Ministério da Saúde, recomendando a adoção da dose única após estudos que constataram a eficácia na proteção de uma única dose do imunizante.
Incorporado no Calendário Nacional de Vacinação, do Programa Nacional de Imunizações (PNI), a recomendação da estratégia de imunização em dose única segue para crianças entre 9 e 14 anos que não receberam nenhuma dose do imunizante. A nota acrescenta também a inclusão de pessoas portadoras de papilomatose respiratória recorrente (PRR), como grupo prioritário da vacina HPV.
A adoção da dose única segue recomendação do Ministério da Saúde em concordância com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), com a intenção de incentivar uma maior adesão do público para a vacinação, visando o aumento da cobertura vacinal e inclusão, posteriormente, de outros públicos prioritários para a imunização.
Para se vacinar, os usuários do SUS do município podem procurar uma das Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e de 13h às 15h, ou um dos pontos extras de vacinação, localizados nos Shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, que funcionam de segunda a sexta-feira das 13h às 20h, e no sábado das 15h às 20h levando documento de identificação e cartão de vacina.
SMS