Juros do empréstimo consignado para beneficiários do INSS serão reduzidos
Publicado em
16/10/2023
Juros do empréstimo consignado para beneficiários do INSS devem diminuir. Nos casos em que o pagamento é descontado direto em folha do valor recebido pelo aposentado ou pensionista, a taxa máxima que poderá ser cobrada pelos bancos cairá de 1,91 para 1,84 por cento ao mês.
Já nas operações nas modalidades cartão de crédito e cartão de crédito consignado, o teto foi reduzido de 2,83% para 2,73%. A decisão tomada pelo Conselho Nacional da Previdência Social tem como base a redução da taxa básica de juros do país.
Nos últimos meses, a Selic caiu um ponto: de 13,75 para 12,75 por cento ao ano. Teoricamente, os novos limites máximos começam a valer na próxima segunda-feira, 23 de outubro.
Porém, os bancos terão um prazo de 30 dias para se adaptarem às novas regras. Sem esquecer que, no começo do ano, quando o limite de juros foi reduzido para 1,7 por cento, várias instituições financeiras reclamaram e suspenderam a oferta desse tipo de empréstimo, com a alegação a essa taxa não cobriria os custos.
Na época, o Conselho Nacional da Previdência teve que voltar atrás e aumentar o limite.
Rádio 2