Inmetro dá dicas para economizar na conta de luz mesmo no calor
Publicado em
16/11/2023
É primavera, mas para grande parte do país as estações do ano se resumem a calor, onda de calor e mais calor.
Tanta quentura obriga muita gente a recorrer aos eletroeletrônicos. É ar-condicionado, ventilador, os dois ao mesmo tempo, umidificador, refrigerador, tudo para driblar temperaturas acima dos 40º.
A questão é que o alívio do calor impacta diretamente na conta de luz no final do mês.
Mas o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) afirma que com ações simples é possível diminuir em até 40% esse impacto no orçamento.
Vamos às dicas?
Para melhora o desempenho do ar-condicionado e reduzir o consumo de energia, feche janelas e portas e isole bem o ambiente para que o ar frio não escape. Cortinas e toldos diminuem a incidência do calor do sol no ambiente, o que também contribui para o isolamento térmico.
Só deixe o equipamento ligado enquanto você estiver no ambiente.
Não acredite no mito de que configurar o aparelho para 17ºC vai gelar o ambiente mais rapidamente. A velocidade de refrigeração será a mesma, com a diferença que o compressor do seu aparelho vai trabalhar mais. O Inmetro recomenda manter a temperatura em 23ºC que, em geral, é de melhor trabalho do ar-condicionado.
Os ventiladores podem ser um bom aliado para aplacar o calor gastando menos.
Fazer a limpeza e manutenção do ventilador facilita a circulação do ar. Os parafusos devem estar firmes, as hélices balanceadas. No caso do modelo de teto, verifique se a lâmpada é a indicada pelo fabricante.
Na hora de comprar, observe a quantidade de vento que o ventilador é capaz de produzir. A etiqueta do Inmetro que vem colada ao produto traz informações sobre a vazão do ventilador. Assim, se dois modelos consomem a mesma quantidade de energia, opte por aquele de maior vazão, porque certamente será capaz de ventilar mais do que o outro.
Outro equipamento que demanda muito no verão é o refrigerador. Fique atento a distancia da parede recomendada pelo fabricante. É preciso que haja espaço suficiente para que ocorra a troca de calor.
Evite abrir e fechar a porta o tempo todo, pois isso evita a entrada de ar quente do ambiente para o interior do refrigerador.
Organize os itens dentro do equipamento para não precisar fazer escolhas com a porta aberta.
Verifique as borrachas das portas. Sujeira e ressecamento comprometem o isolamento.
Nunca coloque alimento quente no refrigerador. E não ponha roupas para secar no condensador que fica atrás do equipamento, pois isso impacta diretamente no maior consumo de energia.
Antes de comprar um eletrodoméstico, fique atento à rotulagem do Inmetro. A etiqueta classifica os aparelhos de acordo com sua eficiência energética, auxiliando o consumidor a fazer uma compra mais consciente. Os produtos classificados com a letra A são os mais eficientes. Essa classificação pode chegar a G para os menos eficientes, no caso dos refrigeradores.
Rede Nacional de Rádio