IMD recebe exposição sobre descarte de lixo eletrônico
Publicado em
27/03/2025
O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) recebe até o dia 5 de abril, a exposição “Lixo eletrônico: tudo isso já foi o futuro”. A mostra é realizada em parceria com a empresa Natal Reciclagem e o Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque).
Além de proporcionar aos visitantes uma verdadeira “viagem no tempo” com mais de 350 itens em exposição, a iniciativa tem como objetivo principal chamar a atenção do público para a importância do descarte correto de resíduos eletrônicos.
A exposição reúne diversos itens como celulares antigos, televisores de tubo, rádios, computadores clássicos e câmeras fotográficas.
Durante o evento, serão divulgadas alternativas como o serviço de coleta domiciliar gratuita oferecido pela empresa, além dos mais de 50 pontos de coleta espalhados pelo Rio Grande do Norte. Um desses pontos está localizado no prédio do Metrópole Digital, no bairro de Lagoa Nova, zona Sul de Natal.
Segundo relatório divulgado em 2024 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil está entre os maiores produtores de lixo eletrônico do mundo, ocupando o quinto lugar no ranking, com uma produção anual de 2,4 milhões de toneladas. Apesar do volume expressivo, apenas 3% desses resíduos são descartados de maneira adequada, o que agrava os impactos ambientais, com potencial de contaminação do solo e de corpos d’água.
UFRN