Governo do RN aposta em sistema de gestão integrada das Centrais do Cidadão
Publicado em
25/06/2021
O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria da Administração (Sead), segue envidando esforços no sentido de aperfeiçoar e modernizar o modelo de gestão das Centrais do Cidadão. Nesta quarta-feira (23), a Coordenadoria de Atendimento ao Servidor e ao Cidadão (Codaci) reuniu-se para discutir o desenvolvimento do Sistema de Planejamento e Gestão Integrada das unidades - o SIG, ferramenta que possibilitará maior controle das unidades, além de ganhos em eficiência e eficácia nas atividades administrativas. A arquitetura e a explanação da plataforma foi feita pelo servidor Fábio Mamede.
Formulado por servidores públicos estaduais, o sistema se propõe a simplificar os procedimentos operacionais das Centrais do Cidadão, agregando inteligência, segurança e qualidade nas informações, através da padronização e automação de procedimentos administrativos, conferindo uma gestão integrada e especializada com maior produtividade. Será pelo SIG que a Codaci, setor que é responsável pela gestão e implementação do Programa Central do Cidadão, gerenciará as 27 unidades existentes no estado.
De acordo com o coordenador Luis Renato Nogueira, serão integradas, em uma única plataforma, informações diversas. Dados como despesas de custeio das Centrais do Cidadão, informações sobre recursos humanos e materiais, gestão patrimonial e de parcerias, oferta de serviços e indicadores de atendimento e satisfação, e ainda informações sobre as condições físicas e estruturais das unidades. "A integração dessas informações no SIG irá conferir à Administração Estadual maior assertividade na tomada de decisões e qualidade na prestação dos serviços aos cidadãos", assegura.
O gestor reitera que essa iniciativa integra também o escopo do planejamento estratégico da Sead, iniciado em 2019, que definiu ações e metas para o quadriênio 2019-2022. Os próximos passos para a implantação do SIG será o desenvolvimento ou integração ao Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), que está sendo implantado pela Escola de Tecnologia da Informação para a Gestão Pública (Escola de TI).
Segundo Nogueira, a Sead está empreendendo esforços para que alguns módulos de recursos humanos, recursos materiais, gestão patrimonial; gestão das parcerias; serviços e indicadores de atendimento e satisfação do SIG estejam em funcionamento até dezembro de 2021.
*Portal da Tropical