Fenômeno La Niña deve continuar mesmo com a chegada da primavera
Publicado em
24/08/2022
O inverno é previsto para acabar em setembro, quando começa a primavera. E as ações do fenômeno La Niña devem continuar mesmo após essa mudança de estação. A previsão é do Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, que espera efeitos bem mais leves e quase neutros do La Niña, durante a estação das flores.
O meteorologista do Inmet, Mozart Salvador, explica que esta é a terceira primavera no hemisfério Sul, sob a influência do La Niña, em um histórico de 40 anos, o que não é comum. Segundo ele, o fenômeno vai durar pelo menos até novembro.
No Brasil, o La Niña atua aumentando o volume de chuvas nas regiões Norte e Nordeste e provocando chuvas abaixo da média na região Sul. Segundo o Inmet, o fenômeno meteorológico também impacta a temperatura: costuma cair no Sudeste e no Sul. Por isso, a previsão é de que, nos próximos meses, a chuva seja distribuída de forma irregular pelo país. O que pode, inclusive, interferir na economia, já que o excesso de calor traz pouca chuva, situação que prejudica a pecuária e a agricultura.
Radioagência Nacional