Cada vez mais brasileiros recorrem à justiça em busca de benefícios previdenciários
Publicado em
26/11/2024
Cada vez mais brasileiros recorrem à justiça em busca de benefícios relacionados à Previdência Social.
O Painel de Estatísticas do Poder Judiciário, uma ferramenta do Conselho Nacional de Justiça que monitora o volume de processos no sistema de Justiça no Brasil, mostra que o número de processos relativos a benefícios previdenciários em tramitação tem crescido a cada ano.
Até 31 de outubro de 2024, para se ter uma ideia, pouco mais de 7 milhões e meio de processos do tipo estavam em andamento no país.
Os dados revelam também que, desde janeiro, os tribunais do país já haviam julgado 3,4 milhões de processos relacionados à benefícios previdenciários; no entanto, apenas este ano, 3,8 milhões de novos casos chegaram à Justiça.
O painel também revela que o tempo médio do primeiro julgamento, ou seja, o número de dias corridos entre o início da ação e a data do primeiro julgamento relacionado ao caso é de 354 dias, praticamente um ano.
A maioria dos pedidos que chega à Justiça é em busca de auxílio por incapacidade temporária.
Benefícios previdenciários solicitados por trabalhadores rurais, aposentadoria por incapacidade, aposentadoria por tempo de contribuição e salário-maternidade completam a lista dos cinco tipos de benefícios que mais levam a disputa para a justiça.
Rádio 2