Departamento de Fisioterapia procura voluntários para pesquisa

Publicado por

Redação

Publicado em

29/11/2023

O Departamento de Fisioterapia está em busca de voluntários que tenham entre 40 e 85 anos de idade e possuam Diabetes tipo 2. Os interessados irão cooperar com a pesquisa Controle Postural e Composição Corporal em indivíduos com e sem Diabetes Mellitus tipo 2: um estudo comparativo transversal. O estudo busca observar além das variáveis sociodemográficas, clínicas, funcionais e laboratoriais, avaliando o controle e a composição corporal dos indivíduos afetados.

A Diabetes do tipo Mellitus é considerada um problema de saúde pública. Estima-se que até 95% dos casos se enquadram no tipo 2 (DM2), que possui maior incidência em países em desenvolvimento. Na DM2, o indivíduo afetado não necessariamente é considerado obeso de acordo com o Indice de Massa Corporal (IMC). Entretanto, a pessoa apresenta uma maior proporção de gordura corporal, que se distribui predominantemente na região abdominal, o que indica adiposidade visceral.

Essa característica do aumento da circunferência abdominal está associada a uma maior probabilidade de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, fator que, aliado a outra característica da DM2, as alterações vestibulares ou auditivas e visuais, com destaque para a Neuropatía Periférica Diabética (NPD) e a retinopatia diabética, contribui para o crescimento da taxa de mortalidade e de morbidade da população. 

A NPD é um fator que pode contribuir para o risco de quedas, pois desencadeia a perda gradual das informações multisensoriais para os membros inferiores, que coopera para a instabilidade postural. Manter o equilíbrio é um complexo processo que depende da interação entre os sistemas sensitivos e musculoesquelético. As alterações fisiológicas decorrentes da idade prejudicam a função desses sistemas, sendo assim, a DM2 pode contribuir ainda mais para essa deterioração.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), com a recente epidemia de obesidade mundial, é estimado um aumento acentuado de sarcopenia (combinação de obesidade com atrofia muscular) e da Diabetes Mellitus nos próximos 11 anos. Com isso em mente, a mensuração de variáveis e seus estudos são de extrema importância para o manejo desses distúrbios, além de possíveis intervenções para ganho muscular desses indivíduos, fazendo com que os riscos sejam diminuídos.

Os interessados que se enquadram nos pré-requisitos devem entrar em contato com a doutoranda Luana Dantas da Silva, pelo número (84) 99657-0355, ou, ainda, com a doutoranda Adriana Guedes Carlos, pelo número (84) 98897-1048. As doutorandas irão realizar uma avaliação fisioterapêutica nos voluntários, com exames de equilíbrio corporal com equipamento de realidade virtual e uma densitometria óssea e corporal.

UFRN

Endereço

Rua Poeta Mário Lago, N° 60,
San Vale - Natal/RN

Contato

  (84) 98826-2255

  (84) 3653-3315

  •   (84) 3653-3780
  • contato@nordesteevangelica.com.br

    Redes Sociais