Consignado para trabalhador da iniciativa privada começa dia 21
Publicado em
13/03/2025
A partir do dia 21 de março, trabalhadores da iniciativa privada poderão pedir empréstimo com desconto direto na folha de pagamento e com juros mais baixos.
A novidade foi anunciada nesta quarta-feira (12), no Palácio do Planalto, em Brasília. Trata-se da Medida Provisória que cria o “Crédito do Trabalhador”.
Cerca de 80 instituições financeiras poderão conceder o empréstimo a taxas menores, entre elas o Banco do Brasil.
Para solicitar um crédito consignado, o trabalhador deve acessar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, e pedir a proposta diretamente com as instituições financeiras habilitadas pelo governo e aguardar as opções em até 24 horas. Depois, basta escolher aquela que mais agrada e fazer a contratação no canal do banco.
De acordo com o governo federal, o Brasil tem 47 milhões de trabalhadores formais, já incluindo os domésticos, os rurais e empregados de Microempreendimentos, os MEIs.
O empréstimo consignado já é uma opção para funcionários públicos e servidores. Agora, quem é da iniciativa privada também pode optar por essa modalidade, usando até 10% do saldo do FGTS como garantia.
Caso a pessoa seja demitida, os bancos terão como garantia, também, a multa rescisória, já que as parcelas vêm descontadas diretamente no contracheque, a cada mês.
Lembrando que o valor a ser emprestado pelos bancos não pode ser maior que 35% do salário bruto daquele trabalhador. E quem já paga as parcelas de algum empréstimo pode, também, migrar para o consignado, a partir de 6 de junho, já que os juros serão mais baixos na modalidade consignada.
Agência Brasil