Chuvas em Pernambuco: governo libera R$ 1 bilhão para socorro a Recife
Publicado em
01/06/2022
Após fortes chuvas atingirem o estado de Pernambuco e ao menos 93 pessoas serem mortas e mais de 3 mil estarem desabrigadas desde a última quarta-feira (25), o governo federal declarou ter R$ 1 bilhão disponível para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de casas e infraestruturas públicas destruídas com os temporais, segundo registra o portal UOL.
O ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, afirmou que a liberação desses recursos deve ser feita em três etapas após o município ou estado interessado, publicar um decreto de emergência ou calamidade pública.
A primeira etapa do socorro é a assistência humanitária. São recursos para kit de higiene e limpeza, colchões, cestas básicas, água, combustível para equipe de resgate, alimentação para equipe de resgate", explicou Ferreira em coletiva de imprensa.
Na segunda etapa de socorro, segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional, é elaborado um plano de trabalho para o restabelecimento de serviços essenciais, com limpeza urbana, religação de energia e abastecimento de água.
A última fase então é quando o município solicita, até 90 dias após o término das ocorrências, recursos para reconstrução de áreas e moradias comprovadamente destruídas pelo desastre.
UOL Notícias