Centro de Controle de Zoonoses realiza trabalho para evitar proliferação de doenças animais
Publicado em
05/04/2018
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza um trabalho para monitorar situações de risco à saúde da população que esteja relacionado com animais. O Núcleo de Vigilância de Reservatórios e Animais Amplificadores (NVRAA) realiza vistorias em diversos locais da capital potiguar.
Criado em agosto de 2017, o NVRAA tem como principal função fazer a coleta de animais vítimas de casos de epizootias (mortos ou em situações de comportamento atípico) e realizarem visitas técnicas para identificar situações de risco à saúde da população. “O objetivo é evitar a proliferação de doenças que esses animais podem acabar transmitindo para a população”, explicou Huyliane Souza, chefe do Setor de Educação e Comunicação do CCZ.
Foi o NVRAA, por exemplo, que fez a coleta de 15 saguis no Parque das Dunas para descartar qualquer tipo de surto da febre amarela em Natal, destacando que nenhum dos animais foi positivado para a doença.
Outro trabalho do Núcleo acontece dentro de unidades hospitalares. Na semana passada, um hospital da capital potiguar passou por inspeção e foi detectada grande concentração de pombos, sendo elaboradas medidas de controle e prevenção dos animais, responsáveis por transmitir doenças como salmonelose e histoplasmose.
Se a população identificar algum espaço em que ache necessária a inspeção do NVRAA, basta ligar para os telefones 3232-9788 ou 3232-8235, que a equipe irá agendar uma visita ao local o mais breve
Fonte: Prefeitura do Natal