Câncer atinge 30 mil brasileiras por ano, aponta o INCA
Publicado em
03/09/2024
Aproximadamente 30 mil brasileiras recebem anualmente o diagnóstico de câncer ginecológico. É o que aponta o Instituto Nacional de Câncer, que destaca nessa conta os 16 mil registros de câncer de colo de útero.
Segundo a entidade, os tipos de câncer mais comuns entre as mulheres são: mama (com 30,1%), cólon e reto (com 9,7%), colo do útero (7%), pulmão (6%) e tireoide (5,8%). Em alguns estados, em especial do Norte, o câncer de colo do útero é o segundo mais frequente.
Os especialistas afirmam que o acompanhamento ginecológico é fundamental para o rastreio da doença e o diagnóstico precoce. Por isso, mamografia, Papanicolau, colonoscopia são imprescindíveis para detectar essas doenças em estágios iniciais.
A Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia e o Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos fazem neste mês a campanha Setembro em Flor, para chamar a atenção da população sobre a importância da prevenção. Os médicos lembram que hábitos de vida saudáveis, como dieta equilibrada, atividade física regular, além da não ingestão de substâncias nocivas, são essenciais para a saúde e longevidade.
Rádio 2