Brasil vai desburocratizar concessão de visto para moradores de países de língua portuguesa
Publicado em
05/10/2023
População de países de língua portuguesa terá visto e residência facilitados no Brasil.
Começou a valer uma nova regulamentação em que o governo vai desburocratizar a concessão de vistos temporários e autorizações para moradia para os cidadãos das nove nações que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
A medida já é adotada por Portugal, que enfrenta uma investigação da União Europeia por isso. Existe o questionamento sobre os documentos usados, que não estariam em conformidade com o modelo do bloco econômico e político.
No Brasil, além dos portugueses, terão o visto facilitado moradores de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Esses cidadãos, de acordo com o Ministério da Justiça, terão os mesmos direitos que os brasileiros. Pelas regras, vistos de até dois anos serão concedidos para alguns grupos de profissionais, como pesquisadores, professores, estudantes, empresários, atletas e trabalhadores qualificados. Os interessados deverão procurar as Embaixadas ou Consulados do Brasil nos países de origem.
Mas eles não podem ter ficha criminal e terão que comprovar meios de se manterem no Brasil.
Rádio 2