Brasil registrou 250 acidentes fatais com rede elétrica em 2023; eletricidade exige cuidados
Publicado em
04/07/2024
O número de acidentes fatais com a rede elétrica no Brasil caiu no ano passado.
De acordo com a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, a Abradee, em 2023 foram registrados, ao todo, 782 acidentes envolvendo a rede elétrica em todo o país.
Em 250 deles houve mortes, nos demais foram registradas lesões tanto leves como graves. Para comparação, no ano anterior, 2022, os acidentes fatais somaram 270 ocorrências.
Segundo a entidade, entre as principais circunstâncias que levam a acidentes com a rede elétrica estão a construção ou manutenção predial, cabo energizado no solo, serviços realizados na rede, ligação elétrica clandestina e furto de equipamento de energia; incidentes com equipamentos e máquinas agrícolas também são frequentes.
Em um esforço para diminuir o número de acidentes, a Abradee e as 39 distribuidoras de energia associadas à entidade, realizam a Campanha Nacional de Segurança para a Prevenção de Acidentes com a Rede Elétrica, que está na décima oitava edição este ano.
A ideia é chamar a atenção da população para a importância de manter um comportamento seguro em relação à eletricidade.
No dia a dia, alguns cuidados são essenciais na prevenção de acidentes.
Em casa, por exemplo, uma das orientações é nunca manusear aparelhos elétricos com as mãos ou o corpo molhados, não sobrecarregar tomadas, ligando diversos aparelhos ao mesmo tempo e manter materiais inflamáveis longe da instalação elétrica.
Caso haja necessidade de reparo nas instalações, contrate um especialista treinado para executar a tarefa.
Na rua, mantenha distância de fios caídos ou partidos e nunca jogue nem tente retirar objetos presos à rede elétrica e respeite sempre as placas de indicam presença de cabos de alta tensão.
Rádio 2