Açude público de Encanto e barragem de São Paulo do Potengi sangram
Publicado em
15/03/2024
A barragem Campo Grande, em São Paulo do Potengi, com capacidade para mais de 23 milhões de m³, e o Açude Público do município de Encanto, com capacidade para 5 milhões de m³, atingiram 100% de sua capacidade total e, em consequência disso, sangraram nesta quinta-feira (14).
As informações são do Relatório dos Volumes dos Principais Reservatórios do RN, divulgado pelo Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), responsável pelo monitoramento dos reservatórios essenciais para o abastecimento.
De acordo com o Igarn, o açude Passagem, localizado em Rodolfo Fernandes, com capacidade para 8 milhões de m³, começou a sangrar na última quarta-feira (13).
Outros reservatórios monitorados pelo Igarn, que já sangraram em 2024, foram: o açude Santa Cruz do Trairi, em Santa Cruz; o açude Beldroega, localizado em Paraú; e o açude Pataxó, localizado em Ipanguaçu.
O açude Dourado, localizado em Currais Novos está com 85,32% da sua capacidade total. Outro manancial que continua recebendo recarga é o açude Marechal Dutra, conhecido como Gargalheiras, que acumula 15,41% da sua capacidade a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, está com 56,48% da sua capacidade total.
IGARN