Acidentes com escorpião somam mais de 202 mil notificações em 2023
Publicado em
08/11/2024
Dados do Ministério da Saúde mostram que pelo menos 202.324 notificações de acidentes com escorpiões foram registradas no país ao longo do ano passado – 20.243 a mais que o total registrado no ano anterior. Esta é a primeira vez que o total de notificações passa de 200 mil.
O número de mortes provocadas por picadas de escorpião também aumentou, passando de 92 em 2022 para 134 no ano passado.
Na maioria das vezes, 98% dos casos são de quadro leve, só com dor local. Em crianças e idosos tem que tomar cuidado pelo risco de manifestação sistêmica e necessidade de soro. Se evoluir com o quadro cardiopulmonar, com edema agudo de pulmão, taquicardia, hipertensão, sudorese, salivação e palidez, será necessário a utilização de soro escorpiônico.
Para evitar acidentes com escorpiões, recomenda-se:
Usar água sanitária nos ralos e frestas de portas;
Instalar barreiras mecânicas nas portas;
Evitar o acúmulo de entulhos;
Fechar frestas e rachaduras nas paredes;
Manter o ralo do banheiro fechado após o banho;
Vedar bem as caixas de gordura.
Manter o ambiente limpo é uma das principais maneiras de prevenir o aparecimento de escorpiões, visto que insetos, baratas, gafanhotos e grilos são alimentos para esses animais. O cuidado ambiental é indispensável para a segurança da população nessas situações.
Além disso, em caso de acidente, é necessário lavar o local da picada com água e sabão. A vítima deve procurar a unidade de saúde mais próxima e passar por atendimento imediatamente.
Agência Brasil