Governo reforça educação inclusiva no Dia Nacional do Sistema Braille
Publicado em
08/04/2025
Neste 8 de abril é celebrado o Dia Nacional do Sistema Braille. E o governo federal apresenta ações realizadas dentro do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Novo Viver sem Limite.
As iniciativas incluem a distribuição de 72 mil livros didáticos em braile para estudantes cegos do ensino fundamental, com mais de 12 mil alunos beneficiados.
Além disso, segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, o plano contempla a criação de 28 laboratórios de tecnologia assistiva em instituições de ensino, como o projeto 3DucAssist, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que desenvolve materiais didáticos táteis em 3D.
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do IBGE, o Brasil tem 338 mil pessoas cegas com 2 anos ou mais de idade. O dado consta em uma edição especial da pesquisa sobre Pessoas com Deficiência, publicada em 2022.
Em 2025, o Sistema Braille completa 200 anos. No Brasil, ele é promovido por instituições como o Instituto Benjamin Constant, responsável pela produção e distribuição de materiais em braile para escolas públicas, bibliotecas e centros especializados. A data também homenageia José Álvares de Azevedo, primeiro professor cego do país.
Agência Rádio Gov