Verão no Brasil pode ter chuva forte, queda de granizo e vento
Publicado em
26/12/2023
No Brasil, o verão é de extrema importância para vários setores e para vários propósitos: agropecuária, geração de energia por meio de hidrelétricas, reposição hídrica e manutenção dos reservatórios de abastecimento de água em níveis satisfatórios.
A estação é marcada por temperaturas mais altas em todo o território, devido à posição da Terra em relação ao Sol mais ao sul, tornando os dias mais longos e provocando rápidas mudanças nas condições do tempo.
Por isso, segundo o prognóstico climático do Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet, feito em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe, as condições são favoráveis para chuva forte, queda de granizo, vento de intensidade moderada a forte e descargas elétricas.
Segundo os institutos, neste período, é comum chover em praticamente todo o País, com exceção do extremo sul do Rio Grande do Sul, nordeste de Roraima e leste do Nordeste, onde os volumes totais de chuva costumam ser inferiores a 400 milímetros.
Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, a chuva é provocada, principalmente, pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul. Já no norte das regiões Nordeste e Norte, a Zona de Convergência Intertropical é o principal sistema responsável pelo período chuvoso.
Rede Nacional de Rádio