UFRN amplia público para curso de Inteligência Artificial para Educadores
Publicado em
02/10/2025
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ampliou o público-alvo que pode realizar gratuitamente o curso on-line Inteligência Artificial para Educadores da Educação Básica: competências digitais e inovação pedagógica, cujas inscrições se encerram no próximo dia 10 de outubro.
Podem participar professores da rede pública ou privada de ensino básico, docentes da área da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT) e do ensino superior, além de estudantes matriculados em curso de licenciatura de instituições públicas de ensino superior no Brasil.
Também podem participar servidores técnico-administrativos da educação em instituições públicas, servidores técnicos da Capes e participantes do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), como coordenadores, assistentes pedagógicos e tutores.
Desenvolvida pelo Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), a formação é uma parceria entre a UFRN e a Capes, por meio do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), e oferecerá 40 mil vagas para todo o país, além de 250 vagas exclusivas para o público da UFRN. O edital do processo seletivo pode ser encontrado na página da Secretaria de Educação à Distância (Sedis) da UFRN.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio dos sistemas Sigaa ou GOV.BR. No segundo caso, o candidato deve acessar este link e em seguida usar o seu login e senha do GOV.BR, clicar na opção Inscrições Abertas e, em seguida, fornecer o nome do curso no título da ação — IA para Educadores — e clicar em Filtrar. Em seguida, clique no ícone de inscrição localizado no lado direito da tela, forneça os dados requeridos e anexe o arquivo com as comprovações solicitadas.
O curso tem o objetivo de capacitar professores e profissionais de educação no uso responsável, ético e criativo da Inteligência Artificial em sala de aula. A formação possui carga horária de 30 horas, divididas em quatro unidades, com duração total de 10 semanas. Entre os assuntos abordados, serão introduzidos conceitos fundamentais de Inteligência Artificial e exploradas estratégias práticas de uso de ferramentas generativas, visando incentivar a produção de recursos pedagógicos inovadores.
Os educadores ainda terão a oportunidade de aprender engenharia de prompts, conhecer ferramentas gratuitas de IA, refletir sobre riscos e oportunidades da tecnologia e aplicar os conhecimentos em um projeto final prático, criando planos de aula, questionários e vídeos.
Fonte: IMD/UFRN.



