Surf Salva com inscrições abertas para curso na praia da Redinha dia 05 de maio.
Publicado em
26/04/2018
O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN), em parceria com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), está com inscrições abertas para mais uma turma do curso gratuito Surf-Salva, para ensinar aos surfistas do litoral potiguar procedimentos básicos de como salvar banhistas afogados. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 98130.6701. O curso será realizado no dia 05 de maio, das 08 às 13 h, na Praia da Redinha, no litoral norte de Natal.
Só em 2018, mais de 100 frequentadores das praias já participaram do treinamento. O curso tem o objetivo de reduzir o número de afogamentos e o Surf-Salva é uma das mais poderosas formas de ajudar, embora tenha esse nome, o surf salva treina as pessoas que praticam outros esportes aquáticos e até mesmo que frequentam constantemente o nosso litoral. O curso tem conteúdo teórico e prático e é realizado em linguagem simples e fácil de ser transmitida. “O objetivo é ensinar aos surfistas, que estão todos os dias nas praias do litoral junto com os guarda-vidas, sem que para isto se torne uma vítima da situação. Desta forma, passa-se o aprendizado a outros, multiplicando o conhecimento, resultando em milhares de vidas salvas em nosso país”, explica o Comandante Geral do CBMRN, Coronel BM Monteiro, que coordenava o surf salva aqui no estado e passou essa missão para o Capitão BM Roberto, Comandante do GBS – Grupamento de Busca e Salvamento.
Pesquisas mostram que, 51% dos surfistas já presenciaram alguém morrendo na praia, 74% já participaram de algum salvamento, 32% afirmam ter medo por não ter conhecimento de primeiros socorros, 46% já tiveram a oportunidade de ajudar um guarda-vidas, e 84% gostariam de participar de algum curso de primeiros socorros para afogamento. Já do lado dos guarda-vidas, 41% já foram auxiliados alguma vez por um surfista, e 84% acreditam que o surfista possa realizar um salvamento.
No curso são ensinadas técnicas de ressuscitação dentro d’água, introdução a Salvamento Aquático, Equipe “Guarda-vidas e Surfista”, noções de oceanografia, socorro com prancha de surf, suporte básico de vida, prática em manequins e medidas de prevenção.
“ O AFOGAMENTO NÃO É ACIDENTE, NÃO ACONTECE POR ACASO, TEM PREVENÇÃO E ESTA É A MELHOR FORMA DE TRATAMENTO (SZPILMAN 2012)
Fonte: Corpo de Bombeiros Militar do RN