Sobrepeso pode provocar doença cardiovascular a partir dos dez anos de idade
Publicado em
18/05/2019
Excesso de peso pode fazer com que as doenças cardiovasculares se manifestem a partir da adolescência.
O alerta é de um estudo da Universidade Estadual Paulista, a Unesp, realizado em Presidente Prudente e Marília, no interior de São Paulo.
A pesquisa acompanhou 40 adolescentes com idades entre dez e 17 anos, que tiveram os resultados de testes comparados com os de grupos de obesos ou pessoas com excesso de peso.
Eles tiveram a frequência cardíaca monitorada enquanto eram submetidos a exercícios físicos.
De acordo com o coordenador da pesquisa, Vitor Engrácia Valenti, professor da Unesp de Marília, já se sabia que adolescentes com sobrepeso tinham chance de desenvolver futuramente doenças cardiovasculares, como hipertensão, diabetes, derrame e infarto.
No entanto, no estudo, eles apresentaram variações fisiológicas idênticas aos de pessoas que fazem parte do grupo de risco para essas doenças.
Até então, o sobrepeso na adolescência não era considerado um fator de risco tão importante.
A recomendação do pesquisador é para que os pais levem o filho ao cardiologista, nutricionista e endocrinologista, ao perceberem que ele ganhou peso e passou a ter dificuldade para realizar algum tipo de esforço.
Uma outra pesquisa, feita pelo Ministério da Saúde em 2017, aponta que quase um em cada cinco brasileiros é obeso.
Com base nesse estudo e em dados da Organização Mundial da Saúde, o professor Vitor Engrácia Valenti estima que hoje, no País, 35 por cento das crianças estão com sobrepeso e 15 por cento são obesas.
As informações foram publicadas no Jornal do Brasil.
Rádio2