SESAP alerta sobre intoxicação infantil com produtos de limpeza e outros
Publicado em
22/02/2017
Os casos de intoxicação envolvendo crianças menores de cinco anos são frequentes no mundo inteiro e respondem por aproximadamente 7% de todos os acidentes, dos quais 2% evoluem para o óbito infantil. A Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) alerta que as intoxicações mais freqüentes são causadas por produtos de limpeza como detergente líquido, alvejantes, detergente em pó, desinfetante, sabão em pó, cera, água sanitária, entre outros.
“No caso de intoxicação deve-se levar a embalagem do produto ao atendimento médico para facilitar a correta identificação e o tratamento adequado”, orienta Omar Policarpo, coordenador do Centro de Assistência Toxicológica do RN (Ceatox) da Sesap. Ele alerta para a necessidade de se procurar imediatamente o plantão 24h do centro.
Os agentes tóxicos saneantes são substâncias ou preparações destinadas à higienização, desinfecção ou desinfestação domiciliar, em ambientes coletivos ou públicos, em lugares de uso comum e no tratamento da água e possuem composição e toxicidade variadas.
No Ceatox-RN no ano de 2015, foram 35 casos de intoxicações, sendo 22 casos com crianças de 10 anos, com predominância na faixa etária de 1 a 4 anos, com 16 casos que correspondem a 45,7%. Omar Policarpo informa que nos países desenvolvidos este tipo de intoxicação é a principal causa de mortalidade das crianças acima de um ano de idade e contribuem significativamente com a morbidade na infância.
Em caso de intoxicação ou acidentes por animal peçonhento, o coordenador reforça que o Ceatox além de atender a população em geral, orientando e fornecendo informações de caráter educativo e preventivo, o centro também presta informações específicas em caráter de urgência aos profissionais de saúde, principalmente médicos da rede hospitalar e ambulatorial.
Dicas para prevenir acidentes:
- Mantenha sempre os produtos na sua embalagem original.
- Nunca utilize embalagens de alimentos (como latas de leite em pó, garrafas de refrigerantes) para estocar produtos químicos.
- Guarde produtos químicos em separado e longe de alimentos e medicamentos.
- Leia com atenção as orientações do fabricante antes de utilizar qualquer produto químico em sua casa.
- Guarde o produto utilizado em seu lugar imediatamente após o uso.
- Nunca faça misturas caseiras de produtos de limpeza, algumas podem ser extremamente tóxicas.
- Mantenha longe do alcance de crianças, de preferência em local fechado, com altura mínima de 1,5m.
- Não reutilize embalagens vazias
- Prefira produtos com embalagens de segurança, pois esta é projetada para dificultar a abertura por crianças com menos de cinco anos.
- Náuseas e vômitos, queimaduras, irritação dos olhos, lesões ou manchas ao redor nos olhos, halito com odor estranho, transpiração intensa, dor abdominal, alergia, diarreia, convulsões, alterações na respiração, alterações na temperatura do corpo, manchas na pele, coceira, dor de cabeça, sonolência.