Senacon determina retirada de anúncios fraudulentos sobre o Voa Brasil
Publicado em
02/11/2023
A Senacon, Secretaria Nacional do Consumidor, ligada ao Ministério da Justiça, determinou que o Google e o Facebook retirem do ar anúncios fraudulentos sobre o programa Voa Brasil, iniciativa do governo federal que ainda será lançada para permitir descontos em passagens aéreas.
Estudo feito pelo laboratório digital da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, identificou que as fraudes são anunciadas desde o dia 3 de outubro, envolvendo 622 anúncios que redirecionam para 43 sites golpistas.
Segundo o secretário nacional do Consumidor, Wadih Damous, a pesquisa encomendada ao NetLab encontrou notícias falsas, desinformação, fraudes e golpes relativos ao programa. Os golpes vêm trazendo prejuízos aos consumidores, que são enganados por anúncios publicados nas plataformas.
De acordo com a Senacon, os fraudadores usam o programa federal como armadilha para capturar os dados pessoais e pagamentos dos usuários.
A medida cautelar determina que as plataformas digitais devem remover o conteúdo no prazo de até dois dias após a ciência da decisão, ou poderão ser obrigadas a pagar multa diária de R$ 150 mil.
Rede Nacional de Rádio