Secretarias farão atendimento on line, mas serviços essenciais da Prefeitura funcionarão normalmente

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Redação

Publicado em

20/03/2021

As secretarias municipais de Natal suspenderam o atendimento presencial devido o momento crítico da Covid-19, seguindo as determinações do Decreto formalizado entre Prefeitura de Natal e Governo do Estado. Neste primeiro momento, a suspensão do atendimento acontece de segunda-feira, 22 de março até o dia 2 de abril. Apesar da interrupção do atendimento público nas repartições públicas, os serviços essenciais continuarão em funcionamento para a população, os quais estão inseridos limpeza urbana, cemitérios, iluminação pública, coleta de lixo, fiscalização, call center, entre outros.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) vai manter o funcionamento integral dos seus setores essenciais. Pelo call-center (0800 281 8980) o atendimento é das 8h às 18h. Os Mercados Públicos vão funcionar apenas com opção de delivery, sem possibilidade de consumação no local. A limpeza pública dos Verdinhos estará operando de segunda a sábado, nos turnos da manhã e tarde. Já as Feiras livres continuam normalmente, de domingo a domingo, de 5h às 13h. 

Cemitérios
Os oito cemitérios públicos de Ponta Negra e Nova Descoberta, na zona Sul; o cemitério do Alecrim, na zona Leste; os cemitérios do Bom Pastor I e Bom Pastor II, na zona Oeste; e os cemitérios de Igapó, Redinha e Pajuçara, na zona Norte. Todos funcionarão das das 7h às 11h e 13h às 17h, de domingo a domingo. 


Coleta
A Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) está atendendo a população de forma virtual e por telefone. O atendimento ao público está suspenso. A área de operações manterá seus horários, gerenciada pelos gerentes e encarregados da Companhia de Serviços Públicos de Natal.  Coleta, varrição, capinação estão funcionando normalmente.  Os canais para atendimento por telefone são o Alô Limpeza (843232-9999) 


Procon Natal
O Procon Natal suspendeu seu atendimento presencial a partir de segunda-feira. As audiências de conciliação já programadas serão reagendadas pelo setor jurídico que entrará em contato com as partes quando o órgão voltar a sua forma presencial. O atendimento à população acontecerá, das 8h às 12h, pelos seguintes canais de comunicação: Whatsapp: 98870 3865 ou por e-mail: procon@natal.rn.gov.br.

Portal Directa
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) vai restringir o acesso aos prédios administrativos da entidade e suspender o atendimento presencial ao público no período de vigência do decreto. O acesso aos prédios só serão liberados por servidores, estagiários, prestadores e serviços, e Guarda Municipal de Natal. Segundo o órgão, nove serviços serão prestados apenas pelo portal https://directa.natal.rn.gov.br São eles: Recursos de infração de trânsito à Defesa Prévia, Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI) e Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN); Indicação de condutor de infração de trânsito;Solicitação de ressarcimento de valores de multa de trânsito; Solicitação de prescrição de multas de trânsito; Solicitação de antecipação de geração de penalidade de multa de trânsito; Recurso de infração de transporte; Solicitação de ressarcimento de valores de multa de transporte; Solicitação de prescrição de multa de transporte; Análise de Relatório de Impacto sobre o Trânsito Urbano (RITUR). 

Por outro lado, estão suspensas a emissão e renovação de carteira de operador de transporte para os trabalhadores das empresas de ônibus e dos serviços de transporte opcional, táxis, escolares e motofrete;  Renovação dos cartões de gratuidade de transporte; Emissão de cartão de estacionamento para vagas especiais; Vistoria dos veículos das empresas de ônibus e dos serviços de transporte opcional, táxis, escolares e motofrete.

Funcarte
A Secretaria de Cultura (Secult/Funcarte) suspenderá o atendimento presencial a partir da próxima segunda-feira (22). Para tirar dúvidas de assuntos gerais, Lei Aldir Blanc e Programa Djalma Maranhão, os canais são, das 8h às 14h, através pelos telefones 3232 4956/4951, pelo email secult.funcarte@natal.rn.gov.br e Whatsapp 98898-4082.

Administração
A Secretaria Municipal de Administração, juntamente com a Controladoria Geral do Município e a Ouvidoria, que dividem o mesmo prédio, na Cidade Alta, também definiram restrições para quem necessita de atendimento na Semad. Será realizado pelo endereço de e-mail atendimento.semad@natal.rn.gov.br ou através dos seguintes telefones: Atendimento: 3232.1714; Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas – SAGP: 3232.4990; Secretaria Adjunta de Orçamento e Finanças: 3232.8676 e Secretaria Adjunta de Administração Geral – SAAG: 3232.8658. Os servidores estão em horário especial corrido, das 8h às 14h.

Natalprev

O Instituto de Previdência dos Servidores de Natal (Natalprev) suspendeu o atendimento presencial ao público, priorizando o atendimento remoto por e-mail, ligações telefônicas ou ainda por whatsapp, respeitando o horário das 8h às 14h, de segunda à sexta-feira, novo período de expediente interno devido ao agravamento da pandemia.  O atendimento remoto do Natalprev é feito através do endereço eletrônico atendimento.natalprev@gmail.com, além dos canais telefônicos (84) 3232-8841 da recepção e (84) 3232-8697, setor de atendimento e cadastro. O contato também pode ser feito por mensagens instantâneas WhatsApp pelo número (84) 99195-1535, dentro do horário das 08h às 14h, diariamente, de segunda à sexta-feira. 
Os servidores inativos do município e pensionistas podem acessar documentos pelo  www.natal.rn.gov.br, em sua página inicial, na aba “Contracheque”, onde constam as informações necessárias para a realização dos serviços.

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