Rússia é suspensa do Conselho de Direitos Humanos da ONU após massacre
Publicado em
08/04/2022
A Assembleia-Geral Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou a suspensão da Rússia do Conselho de Direitos Humanos. A medida é uma represália ao massacre em Bucha, na Ucrânia.
Nesta quinta-feira (7/4), a proposta apresentada pelos Estados Unidos, sob o argumento de “violações e abusos flagrantes e sistemáticos dos direitos humanos”, foi chancelada pelos embaixadores.
Ao todo, 193 países votaram pela suspensão da Rússia. Para a medida ser aprovada eram necessários 129 votos a favor. 54 países se abstiveram de votar.
Os que votaram contra somaram 24 votos, entre eles os votos da Rússia e de países parceiros.
O projeto de resolução fala em “graves preocupações sobre a crise humanitária e sobre os direitos humanos na Ucrânia”, depois de relatórios sobre violações cometidas pela Rússia. Moscou desmente ter os civis como alvo.
O Conselho de Direitos Humanos foi criado em 2006 e é composto por 47 Estados-membros, eleitos pela Assembleia-Geral das Nações Unidas.
Desde o início da invasão russa da Ucrânia, em 24 de Fevereiro, a ONU condena a investida militar contra a Ucrânia e defende a retirada das tropas russas.
Metrópoles