RN tem 4 casos confirmados e 16 suspeitos de varíola dos macacos
Publicado em
09/08/2022
A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte confirmou, na última sexta-feira (5), dois novos casos de Monkeypox, popularmente conhecida como varíola dos macacos. Os dois novos casos da doença são de pacientes residentes nas cidades de Mossoró e Parnamirim.
Eles se somam a outros dois que já haviam sido confirmados pela secretaria. Outros 16 casos estão sob investigação. Para a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da SESAP, Diana Rêgo, o cenário já é considerado de transmissão comunitária da doença.
Com a confirmação da transmissão comunitária, a Sesap reforça a orientação para a população quanto as medidas de prevenção da doença como, ficar atento aos sintomas e procurar atendimento médico, usar máscara, evitar aglomerações e o compartilhamento de objetos.
O Ministério da Saúde informou que cerca de 20 mil doses da vacina contra a varíola dos macacos (monkeypox, em inglês) destinadas ao Brasil deverão chegar em setembro; e 30 mil em outubro. Mas, apenas profissionais de saúde que manipulam as amostras recolhidas de pacientes e pessoas que tiveram contato direto com doentes serão vacinados com duas doses, com intervalo de 30 dias.
O ministério informou que não haverá campanha de vacinação em massa porque não existe recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS).
SESAP RN