RN tem 147 pacientes com problemas vasculares à espera de atendimento
Publicado em
27/07/2022
147 pacientes estão na espera por um procedimento vascular na rede pública do Estado. A unidade referência, o Hospital da PM, está operando com sua capacidade máxima, que gira em torno de 25 a 30 leitos vasculares.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap), a fila corresponde a nove demandas judiciais e outras 138 pessoas da fila regular.
O Estado também faz intervenções no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). A rede estadual conta ainda com 30 leitos de retaguarda no Hospital Geral Dr. João Machado para os pacientes que passaram por algum procedimento e necessitam de cuidados pós-operatórios.
Como medida para tentar amenizar a espera dos pacientes, o titular da Sesap Cipriano Maia diz que o Estado está em processo de estruturação de uma rede de atenção ao paciente vascular em todas as regiões, a começar pela 2ª, no Oeste do RN.
A estimativa é de que nos próximos 30 dias, uma ala vascular seja aberta no Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró, com “escala de cirurgião vascular para atender as emergências”, informou o secretário a equipe de reportagem da Tribuna do Norte.
Tribuna do Norte