RN receberá Força-tarefa para combater desmatamento da Caatinga

Publicado por

Redação

Publicado em

28/03/2025

O Rio Grande do Norte é um dos estados brasileiros que receberá uma Força-tarefa contra o desmatamento da Caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro e um dos mais vulneráveis aos impactos das mudanças climáticas.

Durante o 23º Congresso Nacional do Ministério Público de Meio Ambiente, realizado pela Associação Brasileira de Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA), que ocorrerá no próximo mês de abril, em parceria com o Ministério Público do Ceará (MPCE), será lançado o projeto Caatinga Resiste.

Inspirado na Operação Mata Atlântica em Pé, o projeto utilizará monitoramento por satélite do MapBiomas Alerta para identificar áreas de desmatamento ilegal. A partir dos alertas, os dados são cruzados com o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e as Autorizações de Supressão de Vegetação (ASVs) para detectar irregularidades.

Depois, a fiscalização é realizada por órgãos ambientais e polícias ambientais, tanto presencialmente quanto por meio de ferramentas de fiscalização remota. Se identificadas irregularidades, o Ministério Público adota medidas extrajudiciais e judiciais para garantir a reparação dos danos ambientais e responsabilização dos infratores, incluindo os danos causados ao sistema climático.

Tribuna do Norte

 

Endereço

Rua Poeta Mário Lago, N° 60,
San Vale - Natal/RN

Contato

  (84) 98826-2255

  (84) 3653-3315

  •   (84) 3653-3780
  • contato@nordesteevangelica.com.br

    Redes Sociais