RN lidera incidências de golpes digitais no Nordeste
Publicado em
07/10/2024
Um em cada quatro potiguares já perdeu dinheiro em golpes digitais. O Rio Grande do Norte desponta como o Estado nordestino com a maior incidência de vítimas de golpes, conforme dados da pesquisa DataSenado/Nexus.
O estudo revela que 25% dos potiguares afirmaram ter perdido dinheiro em crimes cibernéticos nos últimos 12 meses, como clonagem de cartão, fraudes pela internet ou invasão de contas bancárias.
O professor Ramon Fontes, especialista em segurança da informação do Instituto Metrópole Digital (IMD) da UFRN, destaca que o número elevado de vítimas reflete a falta de conhecimento sobre medidas básicas de segurança.
Muitos desses golpes ocorrem por meio de mídias sociais, como WhatsApp, Instagram e Facebook. Entre os golpes mais comuns, está a tática em que criminosos se passam por familiares através do WhatsApp para solicitar dinheiro.
No caso de golpes digitais, o professor aponta que a autenticação de dois fatores é uma das principais medidas de proteção que as pessoas devem adotar para evitar problemas.
“Esse método de segurança adicional pode impedir que outras pessoas acessem suas contas, mesmo que obtenham a senha. No WhatsApp, por exemplo, é possível criar uma senha que será solicitada se alguém tentar ativar seu número em outro aparelho”.
O especialista também aconselha que, ao perceber uma situação suspeita, a primeira reação deve ser a desconfiança. “Se alguém pedir dinheiro, não transfira de imediato. Tente ligar para a pessoa, verifique com amigos ou familiares se o pedido é verdadeiro.
Para as vítimas de golpes, o professor recomenda que procurem imediatamente as autoridades competentes.
Tribuna do Norte