RN é o terceiro estado do Nordeste a realizar transplante de coração
Publicado em
29/03/2022
O Rio Grande do Norte tornou-se neste fim de semana o terceiro estado do Nordeste a realizar transplante de coração, ao lado do Ceará e de Pernambuco. A conquista é fruto da parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Central de Transplantes do RN que capta os órgãos e organiza as ações, e o Hospital Rio Grande, unidade credenciada para realizar os procedimentos.
A conquista foi consolidada com a realização do primeiro transplante de coração no estado após dez anos. O credenciamento do hospital privado junto ao Ministério da Saúde foi feito durante a pandemia, com o auxílio da Sesap e da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, que é a gestora do contrato.
A ação em parceria, que contou ainda com a Força Aérea Brasileira, foi detalhada em coletiva realizada no auditório do Rio Grande na manhã desta segunda-feira (28).
O processo levou menos de 3h até a realização da cirurgia. Começou na manhã do domingo (27), com a captação do coração em Mossoró por parte da equipe do Hospital Regional Tarcísio Maia. Na sequência, o Governo do Estado fez o serviço de logística, incluindo o uso do avião para o transporte.
Outros órgãos captados pela Central de Transplante junto ao mesmo doador ainda foram transportados com toda segurança pelo avião do Estado em parceria com a FAB (Força Aérea Brasileira).
Durante a coletiva, os profissionais envolvidos destacaram a necessidade de sensibilização por parte das famílias para a doação de órgãos. "O processo de doação é sério, multidisciplinar. É preciso que a população entenda isso, pois tudo acontece a partir de um 'sim' em favor da doação. Precisamos dessa conscientização", resumiu Rogéria Medeiros, coordenadora da Central de Transplante da Sesap .
Governo do RN