RN apresentou alta de 5,6% nas doações de sangue em 2024
Publicado em
20/06/2025
O Rio Grande do Norte registrou um aumento de 5,6% nas doações de sangue em 2024. O número de bolsas coletadas subiu de 67.780 em 2023 para 71.610 este ano, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Só até maio, o estado já contabiliza 17,6 mil bolsas coletadas.
Para reforçar a importância da doação regular, o Ministério da Saúde lançou no último sábado (14) a campanha “Doe Sangue. Você Pode”, em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue.
A ação busca conscientizar a população sobre a necessidade de manter os estoques estáveis, essenciais para transfusões, transplantes, tratamentos oncológicos e doenças crônicas.
A campanha será veiculada durante todo o ano em rádios, TVs, redes sociais, outdoors e painéis digitais, reforçando que doar sangue é um ato de cidadania que salva vidas. Um único doador pode ajudar várias pessoas, já que o sangue é fracionado em componentes utilizados em diferentes tratamentos, como hemácias, plaquetas e plasma.
Atualmente, apenas 1,6% da população brasileira doa sangue. O Ministério acompanha diariamente os estoques dos hemocentros e reforça a importância da doação contínua.
Quem pode doar
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, com peso mínimo de 50 kg, em boas condições de saúde. Menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis. É necessário apresentar documento oficial com foto e não estar em jejum no momento da doação.
Ministério da Saúde



