Risco de afogamentos é maior no verão; veja como se proteger

Publicado por

Redação

Publicado em

16/01/2024

Os riscos de afogamento nesta época do ano aumentam, quando praias, rios, lagos e lagoas costumam ser utilizados com mais frequência pelas famílias.

No Rio Grande do Norte, somente na última semana de dezembro passado, três pessoas morreram vítimas de afogamento. Diante dos riscos, o Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN), alerta para as medidas que devem ser adotadas para amenizar os perigos na água.

As praias de Miami, do Amor e Búzios são as que apresentam maiores riscos no litoral potiguar, em razão das chamadas correntes de retorno, geradas pelo acúmulo de água em áreas mais superficiais, provocadas pela ação do vento e das ondas. Por isso, a dica para manter a segurança é conhecer esses locais e evitá-los.

É preciso respeitar a sinalização e buscar orientações, junto aos guarda-vidas, dos locais onde é mais seguro para tomar banho. Quem presenciar um afogamento, deve ligar para o 193 (Corpo de Bombeiros) imediatamente.

Se for seguro, a pessoa pode oferecer a flutuação como auxílio, ou seja, fornecer uma boia, uma prancha, uma tampa de isopor ou qualquer outra coisa que a vítima possa se agarrar e se manter na superfície. Importante reforçar que isso deve ser feito sem que a pessoa que está ajudando se coloque em risco.

Tribuna do Norte com informações do CBMRN

Endereço

Rua Poeta Mário Lago, N° 60,
San Vale - Natal/RN

Contato

  (84) 98826-2255

  (84) 3653-3315

  •   (84) 3653-3780
  • contato@nordesteevangelica.com.br

    Redes Sociais