Receita envia cartas cerca de 330 mil contribuintes com pendências na declaração do Imposto de Renda
Publicado em
20/10/2019
A Receita Federal está notificando os contribuintes com pendências da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2019.
De acordo com o órgão, cerca de 330 mil contribuintes em todo o país vão receber cartas informando que o documento enviado apresenta indícios de inconsistências que podem resultar em autuações futuras.
O objetivo é fazer com que essas pessoas verifiquem eventuais equívocos na informações declaradas ao Fisco e providenciem correção.
E não é necessário comparecer à Receita Federal.
Dá pra conferir e retificar a declaração pela internet, no site receita.economia.gov.br
Acessando o Extrato da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, é possível saber o que ocorreu no processamento do documento e se há pendências que podem ser resolvidas de forma remota.
Quem estiver nessa situação e não aproveitar a oportunidade de se autorregularizar, poderá ser intimado formalmente.
Quando isso acontece, o contribuinte tem que comparecer pessoalmente à Receita, levando documentos que comprovem os dados informados.
Importante ressaltar que, após receber intimação, o contribuinte não pode mais fazer qualquer correção na declaração.
Além disso, se o Fisco constatar que há imposto devido, ele será cobrado com acréscimo da chamada multa de ofício, que é de, no mínimo, 75% do imposto que não foi pago pelo contribuinte, ou que foi pago em valor por causa das informações erradas.
Rádio 2