Programa Pátria Voluntária apoia a campanha “BORA DOAR SANGUE”
Publicado em
06/03/2021
O número de doadores de sangue nos hemocentros diminuiu com o isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19 .
Segundo dados do ministério da Saúde, a redução no número de doações em 2020 ficou entre 15% a 20% menor em relação a 2019.
A doação de sangue é um ato voluntário e pode ser praticada por cidadãos entre 16 e 69 anos, com peso mínimo de 50 quilos.
Para estimular a solidariedade, o programa Pátria Voluntária se uniu ao Ministério da Saúde na campanha “Bora Doar Sangue”, para estimular a população a praticar a doação.
A iniciativa busca promover ações mensais até dezembro de 2021. Nesta quinta-feira (4), a primeira-dama e presidente do conselho do Pátria Voluntária, Michelle Bolsonaro, foi ao Hemocentro de Brasília acompanhada do presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães.
Para que os doadores se sintam seguros e continuem indo aos postos de coleta de sangue, os hemocentros se adaptaram intensificando os cuidados com a higienização das áreas, instrumentos e superfícies, uso de antissépticos e acolhimento que minimizam a exposição e o aglomerado de pessoas.
As cadeiras estão mais espaçadas, é disponibilizado álcool em gel nas unidades e os profissionais trabalham com todos os equipamentos de proteção individual.
Rede Nacional de Rádio