Profissionais de enfermagem do RN realizam paralisação nesta quinta-feira
Publicado em
26/08/2022
Os profissionais de enfermagem do Rio Grande do Norte vão paralisar suas atividades hoje (25), pela derrubada do veto a Lei que institui o Piso Salarial da Enfermagem.
No caso dos enfermeiros, o piso passou a ser de R$ 4.750. Para técnicos, o valor deve ser correspondente a 70% desse valor, enquanto auxiliares e parteiras tem direito a 50%.
No entanto, o artigo do PL que determinava um reajuste anual do novo piso com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), um dos indicadores de inflação, foi vetado.
Com a paralisação de advertência, os serviços de saúde do Rio Grande do Norte serão afetados durante todo o dia, respeitando o limite de 30% do efetivo operacional na assistência para casos de urgência e emergência.
A reivindicação do Sindicato é de maior celeridade do Estado e dos municípios para implantar, o quanto antes, a Lei que garante o novo salário a enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras.
No Rio Grande do Norte, a programação inicia com uma concentração, às 9h, no Hospital Walfredo Gurgel e a partir das 15h, deverá acontecer um ato público em frente ao Midway Mall.
Com informações da Tribuna do Norte.