Procon Natal realiza fiscalização nas agências bancárias da capital
Publicado em
29/06/2022
O Procon Natal intensifica a fiscalização mais uma vez esta semana nas agências bancárias nesta quarta-feira, 29. O intuito é fiscalizar o tempo de espera previsto na Lei Municipal em que obriga as agências bancárias, no âmbito do Município, a colocar à disposição dos usuários pessoal suficiente no setor de caixa, para que o atendimento seja efetivado em tempo razoável, e dá outras providências, como o tempo de espera de no máximo 30 minutos em dias normais e de 45 minutos em véspera de feriados ou após feriados prolongados para que o cliente seja atendido.
A lei diz ainda que os bancos devem “fornecer aos seus usuários, o comprovante do horário em que os mesmos tiverem acesso às filas, como também quando do término do atendimento, sendo o mesmo obrigatório para todos os setores e serviços oferecidos pela Agência, inclusive na triagem, sendo, portanto, esse o tempo gasto com o atendimento”.
Com os horários de entrada e saída do banco, o cliente poderá comprovar o eventual atraso e abrir um processo junto ao órgão de defesa do consumidor para aplicação de multa ao banco.
Para entrar no banco o usuário recebe uma fichinha e nela tem o horário em que o cliente deu entrada para ser atendido, então é preciso que após o atendimento o cliente peça ao atendente que coloque o horário do término do atendimento, de caneta mesmo, carimbado, para comprovar o tempo que ele passou lá. O bancário tem obrigação de fazer isso.
O órgão informa que os clientes que se sentirem lesados, podem procurar o Procon Natal localizado na Rua Ulisses Caldas, 181, Cidade Alta, ou entrar em contato pelos telefones 84-3232-9050 ou pelo Whatsapp 84-98870-3865.
PROCON Natal