Prepare o bolso: reajuste da mensalidade escolar em 2024 deve superar a inflação
Publicado em
27/09/2023
É pai, mãe ou responsável por criança ou adolescente que estuda em escola particular?
Prepara o bolso, o reajuste da mensalidade do ano que vem deve vir acima da inflação.
De acordo com levantamento realizado por plataforma especializada em instituições de ensino, o aumento médio da mensalidade, em 2024, será de 9%.
Ao todo, 979 escolas de praticamente todos os estados responderam ao questionário, que permitiu chegar à média.
Com o aumento médio de 9%, o reajuste deve superar a inflação. De acordo com as meias recentes previsões do mercado financeiro, o Brasil deve registrar inflação de 4,86% este ano.
Segundo os dados mais atualizados do IBGE, que mede a inflação oficial do país, a inflação acumulada em 12 meses, até agosto, foi de 4,61%; nos 8 primeiros meses do ano, a alta do custo de vida é de 3,23%
Vale dizer também que 9% é o aumento médio. Algumas escolas informaram na pesquisa que vão manter o mesmo valor praticado este ano e, outras, praticarão reajuste bem superior à média. O maior índice de reajuste informado foi de 35%.
Importante ressaltar que não existe nenhuma lei que limite o valor do reajuste das escolas particulares; no entanto, as altas devem ser justificadas aos pais e responsáveis.
Para reajustar os valores cobrados, as escolas costumam levar em conta índices inflacionários e também são considerados reajustes salariais de professores e demais funcionários, investimentos feitos nas unidades escolares e a inadimplência.
Rádio 2