Prefeitura lançará aplicativo contra o Aedes aegypti nesta sexta
Publicado em
17/02/2016
Parnamirim terá mais um meio de comunicação para denunciar e combater o mosquito Aedes aegypti. A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde (Sesad) adquiriu o aplicativo "Xô Aedes" - uma ferramenta móvel que permitirá a população indicar pontos com possíveis criadouros do mosquito. O lançamento acontecerá nesta sexta-feira (19), a partir das 9h30, no Centro Administrativo Agnelo Alves.
Parnamirim é a primeira cidade do Rio Grande do Norte a adotar o aplicativo, desenvolvido pela empresa Novetech e repassado sem custos à prefeitura. O aplicativo, que será disponibilizado para smartphones cujo sistema operacional seja Android é gratuito, e permitirá que a população envie imagens denunciando locais onde há focos do Aedes Aegypti. Uma central instalada na Secretaria de Saúde receberá as fotos e ficará encarregada de apurar a denúncia.
Para fazer uma denúncia, o morador da cidade, com o GPS do aparelho ativado, deve tirar uma foto do local onde há o risco do foco do Aedes Aegypti e salvar no aplicativo. Não é necessário estar conectado à internet no momento do registro. O programa fará uso de um recurso de localização e, quando o usuário estiver conectado poderá enviar a foto que será recebida pela central.
"A população vai poder não só fazer a denúncia, mas saber o que foi feito para que o combate seja feito. O usuário receberá uma resposta sobre a apuração do ocorrido. Além disso, os dados dos usuários ficarão registrados e, quando necessário, a prefeitura pode entrar em contato para solicitar mais informações", explica Roosevelt Resende, representante da Novetech.
A aquisição do aplicativo é mais um meio de comunicação que a Prefeitura de Parnamirim disponibiliza para a realização de denúncias sobre focos do mosquito. Além do programa, o disque - denúncia 3644 8364 da Sesad, e o serviço "Abrir Chamado" disponível no site da Prefeitura (http://www.parnamirim.rn.gov.br/chamado.jsp) são outros canais que a população pode utilizar.
Fonte: Prefeitura de Parnamirim