Prefeitura de Parnamirim investe em centro clínico com mais de 20 especialidades e profissionais de ponta
Publicado em
30/11/2021
Já pensou em poder contar com um centro clínico com mais de 20 especialidades médicas e mais de 80 profissionais prontos para atendê-lo? Em Parnamirim, a prefeitura disponibiliza este serviço com atendimento totalmente gratuito para a população. Estamos falando do CCPAR (Centro Clínico de Atendimento de Média Complexidade), um ambulatório de Atenção Secundária.
Entre as especialidades oferecidas estão: Urologia, Nefrologia, Dermatologia, Angiologia Vascular, Cirurgião Geral, Cirurgião Ginecológico, Reumatologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia, Mastologia, Proctologia, Gastroenterologia, Geriatria, Ecocardiograma, Cardiologia, Endocrinologia, Ultrassonografia e Neurologia, sendo essas quatro últimas as maiores demandas.
Além disso, a unidade clínica oferece exames de Ecocardiograma, todos os tipos de Ultrassonografia, Doopler Venoso dos Membros Inferiores, Espirometria (prova da função pulmonar), Eletrocardiograma e em breve também será ofertado Raio X.
A equipe técnica que atua na unidade é referenciada no Rio Grande do Norte e 90% da equipe de profissionais é efetivo. Atualmente estão sobrando vagas para Mastologia, Ortopedia, Cirurgião Geral, Gastroenterologista e Nefrologia.
De acordo com Gerlane Alves, diretora geral do CCPAR, o serviço é de extrema importância para a população, uma vez que concentra uma gama de especialidades que não é encontrada em muitos município do RN. “Outra coisa boa que nós temos aqui que muita gente não sabe é que nós temos eletrocardiograma com livre demanda, ou seja, o paciente chega e ele já faz o exame de imediato”, explicou.
Uma das especialidades de destaque, a Oftalmologia, conta com sala equipada com todos os equipamentos necessários para todos os tipos de exames de rotina. A médica Mariana Dumaresq explica que o CCPAR é um serviço público que não deixa a desejar em nada.
Outra especialidade bastante procurada é a Cardiologia. Dr. Rodrigo Bandeira, informou que a hipertensão não controlada ainda é a principal patologia, responsável pelas maiores demandas. Segundo ele, a unidade atende em média 18 pacientes por turno e que os mesmos já chegam no consultório com o eletrocardiograma feito, realizado no mesmo local antes da consulta.
O cardiologista ressaltou ainda que o grande diferencial do centro é o Ecocardiograma, que detalha características específicas do coração, como tamanho, função e estruturação das válvulas. Ele acrescenta que nem todo serviço público oferta esse tipo de exame.
Ana Laura Nunes foi mais uma das usuárias que elogiou o serviço. “Estou achando o atendimento maravilhoso, porque tentei fazer pelo particular e estava lotado, mas aqui no CCPAR consegui rapidinho”, relatou a mãe da pequena Helena Nunes, que estava com uma irritação no rosto, recorrente.
O atendimento no CCPAR é regulado pela Central de Regulação do Município, que atualmente funciona de forma descentralizada, ou seja, para ter acesso a todas essas especialidades os pacientes fazem os agendamentos das consultas na Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro.
Na UBS, o paciente é atendido por um médico da família e encaminhado para o CCPAR, caso seja necessário, para atendimento especializado, já com dia e hora marcados para o atendimento. Diariamente são atendidos uma média de 200 pacientes.
O CCPAR funciona na Avenida Comandante Petit, nº 841, no Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 18h e nos sábados das 7h30 às 13h30 somente para atendimento da Pneumologia.