Prazo para adesão ao programa de parcelamento do Simples Nacional é prorrogado até o fim de junho
Publicado em
22/04/2022
Quem ainda não fez o parcelamento especial do Simples Nacional ganhou mais prazo: até 31 de maio. A data final para adesão vencia no fim deste mês e já é o terceiro adiamento.
O Comitê Gestor do Simples Nacional também estendeu o prazo para regularização das dívidas que impedem as micro e pequenas empresas e os microempreendedores individuais de entrarem no Simples Nacional.
E a entrega da Declaração Anual do Microempreendedor Indiviudal (MEI), que iria até o fim de maio, encerra, agora, no fim de junho.
Segundo nota do Comitê Gestor, foi necessário adiar o prazo porque houve falha no sistema e falta uma fonte de arrecadação capaz de suprir a perda com o parcelamento especial, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Enquanto o problema não é resolvido, a Receita Federal não pode liberar o programa aos devedores que querem parcelar os débitos.
O Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no Âmbito do Simples Nacional (Relp) possibilita que micro e pequenas empresas e microempreendedores parcelem seus débitos em até 15 anos.
Há desconto de até 90% nas multas e juros de mora e até 100% nos encargos legais.
Também haverá desconto na parcela inicial compatível com as perdas do faturamento entre março e dezembro de 2020 em relação a 2019. Quem foi mais afetado, pagará menos.
Rádio 2