Praia de Areia Preta volta a ficar imprópria para banho
Publicado em
29/09/2025
O mais recente boletim de balneabilidade divulgado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), no sábado (28), aponta que a praia de Areia Preta, na região da escadaria de Mãe Luíza, em Natal, está imprópria para banho. As coletas foram feitas em 25 de setembro, dentro do Projeto de Estudo de Balneabilidade das Praias do Estado.
Segundo o relatório, o trecho apresentou índices de coliformes termotolerantes acima do permitido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Além dos resultados laboratoriais, os técnicos também observaram efluentes não tratados sendo lançados constantemente no local, o que reforçou a classificação de “imprópria”.
Todas as demais praias monitoradas na capital potiguar foram consideradas próprias para banho, incluindo os principais trechos de Ponta Negra, Via Costeira, Redinha, Praia do Meio e Artistas. Em Nísia Floresta, Parnamirim e Extremoz, que também fazem parte do monitoramento, todos os pontos analisados obtiveram resultado positivo, dentro dos padrões de balneabilidade.
O estudo é conduzido semanalmente e avalia a presença de coliformes termotolerantes – bactérias indicadoras de contaminação fecal – em amostras de água do mar e de rios.
O Idema recomenda que banhistas evitem o contato com a água em Areia Preta até a emissão de novo boletim confirmando a melhora da qualidade.
IDEMA



