Poupança perde espaço entre os brasileiros, e saques superam os depósitos em quase R$ 90 bilhões
Publicado em
09/10/2023
Investimento preferido dos brasileiros, no passado, poupança volta a perder espaço. Em 2023, até agora, os saques das cadernetas superaram os depósitos em quase 90 bilhões de reais, indica balanço do Banco Central.
Entraram na poupança cerca de dois trilhões 810 bilhões. E saíram dois trilhões e 900. Ainda assim, os brasileiros, hoje, guardam nas cadernetas 968 bilhões de reais.
O que surpreende, já que a poupança, apesar de ser uma opção de investimento de baixíssimo risco, rende bem menos que outras opções disponíveis no mercado.
Hoje, com a taxa Selic em 12,75 por cento ano, as cadernetas pagam meio por cento ao mês, mais a taxa referencial. Ou seja, quem aplicar mil reais na poupança, depois de um ano pode ter em torno de mil e 65. Já os CDBs, têm rendimento acima de 10 por cento. Ou seja, quem aplicar mil reais, depois de um ano terá cerca de mil e 100.
Vale lembrar, por outro lado, que em outras modalidades de investimento pode haver cobrança de imposto de renda e taxa de administração, dos quais a poupança é isenta.
Rádio 2